0
Planejamento Tributário para empresas em Boituva Sorocaba e região

Planejamento Tributário para empresas em Boituva, Sorocaba e região.

Todos os cidadãos brasileiros estão cientes da massiva carga tributária, principalmente aquela que incide sobre o consumo, uma solução é o planejamento tributário voltado para as empresas de Boituva, Sorocaba e região.

Nem se diga os empreendedores, as empresas de grande, médio e pequeno porte que diariamente se deparam com inúmeros tributos sobre a sua linha de produção e comercialização e, também, sobre a sua renda.

Apenas a título de amostragem cabe comparar a carga tributária brasileira com as dos demais países da américa latina e dos países europeus mais desenvolvidos, vejamos:

Planejamento Tributário

Fonte: Lunick, Melina Rocha. Planejamento Tributário. FGV. Graduação 2017.1. Rio de Janeiro.

Diante de inúmeros tributos as empresas dispõem grande parcela de tempo e funcionários apenas para realizar as obrigações acessórias e os recolhimentos dos referidos tributos.

Desta forma, considerando o fator humano, o volume de trabalho, atualizações legislativas e termos complexos, alíquotas e bases de cálculos, com certeza o processo de pagamento de tributos está sujeito a uma margem de erro relevante.

Ocorre que isto prejudica a empresa com encargos que poderiam ser evitados, tributos que poderiam ser diminuídos ou ainda poderiam evitar a sua incidência, tudo em conformidade com a Lei.

Para evitar o recolhimento desnecessário de tributos e analisar estrategicamente este setor é primordial que seja efetuado o planejamento tributário, que consiste inicialmente:

Análise de todos os tributos que a empresa recolhe, através do RFD (revisão fiscal digital);

Identificar os ativos e passivos da empresa decorrente dos tributos, bem como a metodologia empregada pela empresa;

Localizar:os fatores legislativos que incentivem determinada conduta da empresa em troca de redução de tributos, os denominados incentivos fiscais;as opções fiscais a disposição da empresa, como eventual regime especial de tributação;abstenções de fato ou substituições materiais que possam incidir sobre o fato gerador do tributo, assim o evitando ou diminuindo seu valor, como contingências.

E, por fim, adequar a metodologia para diminuir o tributo recolhido pela empresa.

Depois destas etapas será elaborado um plano que varia caso-a-caso, mas que sempre definirá o fim de reestruturar o pagamento dos tributos da empresa e apontará os créditos básicos, arrojados (que dependem de tratativa perante o Fisco) e contingências necessárias.

Como o plano definirá o fim, os meios deverão se adequar como a elaboração de contrato, prestação de serviços, atividades gerais da empresa, desta forma o planejamento tributário visa reduzir a carga tributária da empresa, principalmente na região de Boituva e Sorocaba.

Especificamente, dos métodos utilizados pelo escritório e seus parceiros, todo o processo de identificação será realizado por meio eletrônico, onde o cliente enviará apenas os documentos:

  • Dacon
  • DCTF
  • DIPJ
  • DIRF
  • FCONT
  • IN86
  • REDEF
  • ECD
  • EFD – FISCAL
  • EFD – CONTRIBUIÇÕES
  • NF-E
  • SINTEGRA
  • GIA
  • MANAD
  • CARTÕES DE PONTOS
  • GFIP
  • SEFIP
  • E demais documentos específicos.

Através da análise dos referidos documentos, podemos levantar as informações necessárias.

Trata-se da Revisão Fiscal Eletrônica, onde analisaremos as obrigações acessórias dos clientes.

As obrigações acessórias são diversas, dentre ela declarações, atualizações de cadastro, inserção de dados etc., em suma, são todas as obrigações perante o fisco que não seja o pagamento de tributo.

Serão analisados diversos aspectos de tributação presentes na empresa, seja na área previdenciária, trabalhista, dos tributos federais, estaduais e municipais.

Após o envio dos referidos documentos, em até 30 dias será enviado um parecer sobre o planejamento indicando os pontos que devem ser modificados ou adequados para recolher menos tributos.

O parecer possui a validade de 5 anos, e durante todo este tempo a empresa será acompanhada pelos técnicos que prestarão a orientação adequada.

Quanto ao pagamento, somente será no êxito, ou seja, se o planejamento efetivamente compensação de crédito, redução de tributos apontados pelos parceiros e validados pelos clientes.

Os resultados apresentados pelo planejamento tributário são procurados por diversas empresas, ante a economia de dinheiro e tempo com a simplificação por procedimentos de recolhimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *